COSTA / Programa de Marcação
As primeiras marcações de tartarugas marinhas nos Açores foram realizadas no final da década de 60 por Dalberto Pombo, naturalista amador da ilha de Santa Maria. Este esforço foi possível com a ajuda do Dr. Archie Carr da Universidade da Flórida dos Estados Unidos da América. Em 1982, o programa de marcação iniciou-se com a colaboração Dra. Helen Rost Martins da Universidade dos Açores. Esta programa surgiu para responder à teoria levantanda pelos investigadores Archie Carr e Leo Brongersma intitulada “Ano perdido”, i.e. nas praias de nidificação da Flórida só se avistam pequenas tartarugas de 5 cm acabadas de eclodir e jovens adultos com 50-55cm de comprimento de carapaça e adultos de maiores dimensões. O paradeiro das tartarugas de tamanho intermédio (i.e. juvenis oceânicos) durante este período era um mistério. A teoria foi comprovada através da partilha de dados entre os cientistas da EUA e dos Açores, nomeadamente de comprimentos de carapaça, tartarugas marcadas nos Açores e posteriormente recapturadas nas caraíbas e na costa leste dos EUA, e através de estudos de genética. O programa de marcação continuou com o objectivo de recolher mais informação sobre aspectos demográficos das populações de tartarugas marinhas, taxas de crescimento individuais, tempos de residência no habitat, padrões de movimentos e arrojamentos.
Desde o inicio do programa até hoje, foram marcadas mais de 4500 tartarugas marinhas, das quais mais de 60 foram recapturadas. No passado, o programa contou com a colaboração de navios de pesca de atum. Presentemente conta com o apoio de empresas Marítimo-Turísticas distribuídas pelo arquipélago, pelo que desta forma as empresas desempenham um papel importante na educação e promoção ambiental entre os clientes. Actualmente o programa de marcação é coordenado pelo Archie Carr Center for Sea Turtle Research – ACCSTR com a colaboração do IMAR. Actualmente, o programa de marcação conta com a colaboração de 11 empresas marítimo-turísticas sediadas em 5 das 9 ilhas que compõem o arquipélago dos Açores.
Parceiros
Formação
O COSTA providencia licenciamento legal e formação técnica para os parceiros do programa de marcação sobre o procedimento de marcação e as melhores práticas e cuidados a ter no manuseamento de tartarugas marinhas.