COSTA / Pesca
O COSTA conta com a participação de armadores e mestres que, de forma voluntária, permitem que observadores de pesca embarquem em navios da frota Portuguesa de palangre de superficie. O principal objetivo do acompanhamento das operações de pesca de palangre é avaliar e quantificar a interação das tartarugas marinhas com esta pescaria, ensinando também aos pescadores as melhores técnicas de manusamento e remoção de anzóis de maneira a minizar o impacto que a pesca de palangre de superfície tem na mortalidade destes animais. Actualmente o COSTA conta com dois observadores que embarcam regularmente.
O COSTA dispõe-se a divulgar informação entre os vários intervenientes na indústria pesqueira através da organização de workshops e reuniões, distribuição de material didáctico impresso como o kit e poster de manuseamento, e de ferramentas que facilitem a libertação dos animais a bordo dos navios palangreiros.
A informação recolhida nas embarcações da Região é fornecida à Direcção Regional das Pescas – DRP do Governo dos Açores para apoiar a política estabelecida relativa à actividade e cumprir com as obrigações e deveres no âmbito do Programa Nacional de Recolha de Dados – PNRD